Pra começar, peço desculpas por não estar postando mais no blog. Ultimamente não tenho conseguido entrar muito na internet. Pelo menos, não por tempo suficiente pra postar aqui.
Mas então. Desde a última postagem, minha vida aqui entrou nos eixos e já tá tudo rotineiro aqui. Passei pro processo de tudo novo (com excessão da neve, que contarei mais a seguir) e to vivendo como um Belgicano nato. Hehe.
Segunda, na escuela, me avisam que tem previsão de neve pra sexta só que Aardene, que não é exatamente perto daqui. Mas daí como não sou bobo, quarta de manhã antes de sair pra escola coloquei minha câmera na mochila e a carrego desde então porquê a qualquer momento... PAH! Neve!
Eis que, quinta, eu feliz na minha bicicleta indo pra escola vejo carros parados na rua. Cobertos de gelo no parabrisa. Daí pensei: ah, de noite fez frio e a umidade do ar tava tão pesada que congelou, é gelo. Até que quando deu 11 da manhã e alguém aponta pra janela e fala: sneeuw! (neve) Daí eu passei o resto da aula (de gegradswetenschappen, ciências comportamentais) olhando pra janela fascinado. Daí a prof: Matheus, é um momento especial pra você? Eu: sim, é. Ela: se você tiver com a sua câmera aí, pode tirar foto! Daí eu, bem gringo, fiquei tirando fuetos =DDDDD Quando deu 16h que era hora de ir pra casa, começou a nevar bem forte. Ainda bem que eu tava com luva, cachecol e touca. Porque tava nevando e ventando pra cacilds.
Daí descobri que neve é gelada e molhada. Tadaaaam, descoberta do século! Nevou até sexta e um pouco sábado de manhã, mas parou. Ainda tem neve no chão (e vai ficar, porquê tá fazendo -2ºc agora, mas fez -6ºc quando eu tava voltando da festa de ontem, que vou falar agora). Vai voltar a nevar terça.
Festa de ontem, afrekeningsfuif. A festa do Tievoley (Tielt voley. Heh) com o Studio Brussel (maior rádio da Bélgica). Encontrei com a Charlotte e o Jasper (mevrouw e meneer Bigode).
A festa foi bem no estilo belga: pessoas bebendo Jupiler e dançando estranhamente. Mas foi bem legal, to com preguiça de dar detalhes.
Hoje teve festa do Sinterklaas nos bombeiros aqui de Tielt (meu pai é bombeiro) e eu gravei uns videos do Sinterklaas e Zwart Piete, assim que eu tiver disposição eu posto no facebook.
Prometo que vou tentar postar com mais freqüencia.
Saudades imeeeeeeeensas!
E um beijo especial pro vovô, to torcendo por uma boa pós-operatória!
domingo, 28 de novembro de 2010
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Voltooid weekend hehe
Então, desculpem-me pelo meu sumiço. Os dias aqui são muito corridos e quase nunca tenho tempo de ficar no computador o tempo suficiente pra postar aqui. Mas anyway. Ah, antes que eu me esqueça: comecei a fazer de novo aulas de tênis! É numa escola pequena aqui em Tielt, toda segunda eu vou de bike =)
Agora, o final de semana passado. Hmmm.
Tudo começa sábado de manhã quando eu vou pra estação às 7h da manhã pra pegar um trem pra Brussel. Eu e o pessoal do meu comitê íamos passar o dia lá, pra fazer turismo hihi. Então, eu já conhecia uma boa parte da cidade e eu só fui no Atomium de novidade. O Atomium é muito bonito e muito grande! Já tinha visto fotos antes mas nunca imaginei que era tão grande e bonito. É meio surreal. Muito bonito mesmo. Sábado ficamos andando por Brussel, venho prédio, castelo antigo. Passei meio de velho hihi. Mas daí deu a hora de almoço e os brasileiros tinham acabado de chegar em Bruxelas. Daí eu falei pro meu presidente do comitê que eu ia vê-los e que voltava no horário combinado pra gente pegar um metrô pro Atomium. Encontrei com eles e fomos pro Celtica, uma bar grande, vazio e com muitas televisões passando lutas de vale-tudo em HD. Então. Daí deu o horário de eu sair lá do bar pra chegar à tempo no horário e local marcado com o pessoal do meu comitê. A Luise (outra brasileira que veio pelo AFS, pra parte francesa, só que ela mora em Brussel) me levou lá. Ou Tentou. A gente fiquemus pirdidus por Bruxelas. Rodamos e batemos perna pra caralho, mas não achamos a porra do lugar. E ninguém sabia onde ficava o Theatre Royal! Mas daí eu liguei pro meu presidente, expliquei a situation e perguntei pra ele se tinha treta de eu pegar o metrõ de onde eu tava pro Atomium, daí eu encontrava eles lá. Ele disse que tudo bem. A Luise me ajudou a pegar o metrô certo e tudo. Cheguei lá, tirei umas fotos, tomei sorvete e voltamos pra Bruxelas. (Isso porquê o Atomium fica na última estação de metrô de Bruxelas e o pessoal fala que fica em outra cidade, mas é em Bruxelas ainda!) Demos outras voltas, vimos outros pédios e castelos e blablablá e daí eles foram tomar café (?) e eu disse pro meu presidente que eu tava me desmembrando do grupo porquê ia encontrar com meus amigos. A mama já tinha mandado um e-mail pra ele falando que eu não ia voltar pra Tielt com eles, então tava de buenas. Encontrei com os brasileiro no Delirium (acho que já falei do Delirium aqui.), tomamos umas cervejas e fomos comprar um presente pro Kbe. O Kobe é um belga loro que acabou de voltar do Brasil de intercâmbio, pelo AFS também. Era aniversário dele no domingo e ele tava dando uma festa sábado e ele chamou eu e mais quatros outros brasileiros porquê ele não queria muita muvulca na festa dele. Estávamos em 10 brasileiros em Bruxelas. Ligamos pra ele perguntando se podia ir todo mundo, daí ele disse que sim. Compramos um engradado de cerva pra ele. Estávamos nós, brasileiros silenciosos e quietos, no trem a caminho de Genk quando o telefone toca. Era o Kobe. Xingando, falando que tinha muito brasileiro e que não dava pra dormir todo mundo lá. Falamos que não tinha problema, que a gente podia dormir na rua. Ninguém mexe com mais de 3 ou 4 brasileiros juntos e que dava pra dormir em qualquer lugar de boa.
Mas então, aí perguntamos se ele ia buscar a gente na estação de Genk. Daí ele: Genk? Não, vocês têm que descer em Bokrijk, que é uma estação depois de Kiwiet! Ele me deixou pensando. O trem parou num lugar escuro, onde não tinha luz (ah vá jura.) e não dava pra enxergar a placa da estação. Perguntamos pra uma mulher do trem que estação era. Daí ela: aqui é Bokrijk. começamos a correr todo mundo pra porta antes que o trem fechasse as portas. Aí saímos os 10 do trem e eu perguntei pra um cara: aqui é Bokrijk? Ele: não, aqui é Kiwiet, Bokrijk é a próxima! E o sininho da porta começou a tocar, avisando que as portas iam fechar. Daí eu gritei: corre pra dentro negada! Corremo todo mundo de volta, e quase não deu tempo! Descemos, então, em Bokrijk. Bokrijk de noite é um lugar escuro, no meio da floresta e sem pessoas vivas circulando pelas ruas de noite. Pára um carro, era o Kobe. Ele levou nóis em duas levas de carro.
Enfim chegamos na casa dele! Lá os amigos dele tavam lá. Primeiro os brasileiros ficaram com brasileiros. Depois fomos enturmando com belgas. Eu e a Cora (sim, a Corinha!) ficamos conversando com o irmão do Kobe. Ele é gente boa até, quer fazer intercâmbio no Brasil. Daí ficamos conversando até 3h30 e fomos dormir. Domingo acordamos (graças a Deus!) e tomamos café. Voltamos pra casa. Fomos conversando com o Michiel, outro belga que voltou do Brasil agora.
Esse foi meu final de semana. Esse finde vou passar em casa, descansando da semana. Hehe. Essa semana a escola foi normal. Quarta foi aniversário da belga francesa do meu comitê. Sim, existem belgas da parte francesa fazendo intercãmbio na parte holandesa. E era pra ter aula de holandês, mas ficamos tomando cerveja, comendo chips, conversando, tirando fotos, falando espanhol/tailandês/turco. E dando tchau pro italiano do meu comitê que foi embora ontem, o motivo da volta dele é uma incógnita. Mas então, não tenho aula de dutch segunda e não preciso ir à escola. Hihi.
São essas as notícias so far. Dikke kusje voor allemaal =)
Agora, o final de semana passado. Hmmm.
Tudo começa sábado de manhã quando eu vou pra estação às 7h da manhã pra pegar um trem pra Brussel. Eu e o pessoal do meu comitê íamos passar o dia lá, pra fazer turismo hihi. Então, eu já conhecia uma boa parte da cidade e eu só fui no Atomium de novidade. O Atomium é muito bonito e muito grande! Já tinha visto fotos antes mas nunca imaginei que era tão grande e bonito. É meio surreal. Muito bonito mesmo. Sábado ficamos andando por Brussel, venho prédio, castelo antigo. Passei meio de velho hihi. Mas daí deu a hora de almoço e os brasileiros tinham acabado de chegar em Bruxelas. Daí eu falei pro meu presidente do comitê que eu ia vê-los e que voltava no horário combinado pra gente pegar um metrô pro Atomium. Encontrei com eles e fomos pro Celtica, uma bar grande, vazio e com muitas televisões passando lutas de vale-tudo em HD. Então. Daí deu o horário de eu sair lá do bar pra chegar à tempo no horário e local marcado com o pessoal do meu comitê. A Luise (outra brasileira que veio pelo AFS, pra parte francesa, só que ela mora em Brussel) me levou lá. Ou Tentou. A gente fiquemus pirdidus por Bruxelas. Rodamos e batemos perna pra caralho, mas não achamos a porra do lugar. E ninguém sabia onde ficava o Theatre Royal! Mas daí eu liguei pro meu presidente, expliquei a situation e perguntei pra ele se tinha treta de eu pegar o metrõ de onde eu tava pro Atomium, daí eu encontrava eles lá. Ele disse que tudo bem. A Luise me ajudou a pegar o metrô certo e tudo. Cheguei lá, tirei umas fotos, tomei sorvete e voltamos pra Bruxelas. (Isso porquê o Atomium fica na última estação de metrô de Bruxelas e o pessoal fala que fica em outra cidade, mas é em Bruxelas ainda!) Demos outras voltas, vimos outros pédios e castelos e blablablá e daí eles foram tomar café (?) e eu disse pro meu presidente que eu tava me desmembrando do grupo porquê ia encontrar com meus amigos. A mama já tinha mandado um e-mail pra ele falando que eu não ia voltar pra Tielt com eles, então tava de buenas. Encontrei com os brasileiro no Delirium (acho que já falei do Delirium aqui.), tomamos umas cervejas e fomos comprar um presente pro Kbe. O Kobe é um belga loro que acabou de voltar do Brasil de intercâmbio, pelo AFS também. Era aniversário dele no domingo e ele tava dando uma festa sábado e ele chamou eu e mais quatros outros brasileiros porquê ele não queria muita muvulca na festa dele. Estávamos em 10 brasileiros em Bruxelas. Ligamos pra ele perguntando se podia ir todo mundo, daí ele disse que sim. Compramos um engradado de cerva pra ele. Estávamos nós, brasileiros silenciosos e quietos, no trem a caminho de Genk quando o telefone toca. Era o Kobe. Xingando, falando que tinha muito brasileiro e que não dava pra dormir todo mundo lá. Falamos que não tinha problema, que a gente podia dormir na rua. Ninguém mexe com mais de 3 ou 4 brasileiros juntos e que dava pra dormir em qualquer lugar de boa.
Mas então, aí perguntamos se ele ia buscar a gente na estação de Genk. Daí ele: Genk? Não, vocês têm que descer em Bokrijk, que é uma estação depois de Kiwiet! Ele me deixou pensando. O trem parou num lugar escuro, onde não tinha luz (ah vá jura.) e não dava pra enxergar a placa da estação. Perguntamos pra uma mulher do trem que estação era. Daí ela: aqui é Bokrijk. começamos a correr todo mundo pra porta antes que o trem fechasse as portas. Aí saímos os 10 do trem e eu perguntei pra um cara: aqui é Bokrijk? Ele: não, aqui é Kiwiet, Bokrijk é a próxima! E o sininho da porta começou a tocar, avisando que as portas iam fechar. Daí eu gritei: corre pra dentro negada! Corremo todo mundo de volta, e quase não deu tempo! Descemos, então, em Bokrijk. Bokrijk de noite é um lugar escuro, no meio da floresta e sem pessoas vivas circulando pelas ruas de noite. Pára um carro, era o Kobe. Ele levou nóis em duas levas de carro.
Enfim chegamos na casa dele! Lá os amigos dele tavam lá. Primeiro os brasileiros ficaram com brasileiros. Depois fomos enturmando com belgas. Eu e a Cora (sim, a Corinha!) ficamos conversando com o irmão do Kobe. Ele é gente boa até, quer fazer intercâmbio no Brasil. Daí ficamos conversando até 3h30 e fomos dormir. Domingo acordamos (graças a Deus!) e tomamos café. Voltamos pra casa. Fomos conversando com o Michiel, outro belga que voltou do Brasil agora.
Esse foi meu final de semana. Esse finde vou passar em casa, descansando da semana. Hehe. Essa semana a escola foi normal. Quarta foi aniversário da belga francesa do meu comitê. Sim, existem belgas da parte francesa fazendo intercãmbio na parte holandesa. E era pra ter aula de holandês, mas ficamos tomando cerveja, comendo chips, conversando, tirando fotos, falando espanhol/tailandês/turco. E dando tchau pro italiano do meu comitê que foi embora ontem, o motivo da volta dele é uma incógnita. Mas então, não tenho aula de dutch segunda e não preciso ir à escola. Hihi.
São essas as notícias so far. Dikke kusje voor allemaal =)
domingo, 3 de outubro de 2010
Een ander weekend in België
Como o final de semana na Bélgica começa de sexta, no minuto que termina a escola, esse foi o meu weekend:
Como toda sexta, meus amigos da escola me chamaram pra ir pro pub aqui em Tielt logo depois da aula. Aí eu falei que achava melhor não ir essa semana porque eu tinha combinado às 19, no De Keet, com meu conselheiro, da gente conversar. Tava/tô com umas treta aqui em casa, mas nada que fuja do meu controle. Saí da escola às 16h, e fui pra casa. To em casa de bobs e quando deu umas 16:30, meu tel toca. Chloé. 'Oi Matt! Onde cê tá?' 'To em casa.' 'NÃÃÃÃO! A gente tá aqui num parque perto da quadra de esportes da nossa escola. Sabe onde é? Então, vem pra cá agora. To te esperando em 10 minutos.' E aí eu fui, né. Cheguei lá, tava ela (Chloé, da minha sala), dois guris do 6º ano (6º ano na Bélgica = 3º ano no Brasil. eu to no 5º ano.) e outra guria do 6º ano. Eles tavam na grama com dois pacotes de chips e um engradado de Jupiler (a cerveja mais famosa aqui, porém, não a melhor. mas, a mais acessível, digamos assim). Começou a chover e fomos pra debaixo de um toldo, no parque, onde eu achei internet wifi. Hehe. Engradado de cerveja = cerveja em garrafa. Porém, ninguém anda com um abridor no bolso. Porém dois: belgas têm o dom natural de abrir garrafas de cerveja com qualquer (repito: QUALQUER) objeto. Até com esquina de mesa. Deu umas 18h30, fomos levar o engradado de volta pro supermercado (com as garrafas vazias, hehe) e no caminho eu perguntei pra Bie (leia-se: Bee. hehe. a guria do 6º ano). 'Quanto custa um engradado desse?' Ela: uns 9 euros, mas se você levar de volta os cascos, eles te dão 4,50 euros. Daí foi quando eu comecei a realizar por isso que eles bebem tanta cerveja. Mas é muita, mesmo!
Aí deu a hora de eu ir pro De Keet encontrar com meu conselheiro. Encontrei com ele, a gente ficou conversando. Contei pra ele as treta, ele me deu uns conselhos (ah vá) muito bons. Ele é muito gente boa! E aí no De Keet, não entendi porquê, mas ficaram pagando cerveja pra mim! Há boatos de que belgas são mão de vaca. Não aqui em Tielt. Tinham uns 4 amigos do meu conselheiro lá e eles ficaram conversando comigo. Me falaram que tinham inveja de mim porque eu saí do melhor país do mundo e que eles queriam estar no Brasil. Fiquei conversando com eles, enquanto eles pagavam cerva pra mim. Hehe. Aí eu olho pro lado, e vejo na parede do pub:
Brahma, a cerveja do Brasil!
Voltei pra casa relativamente cedo. Tava chovendo (o que é provável que esteja acontecendo na Bélgica a qualquer momento do dia, a qualquer momento do ano) e cheguei em casa só um pouquiiiiiiiiiiiiinho molhado. Uhum.
Sábado umas 11h eu fui pra casa da Noor (belga do meu comitê que acabou de voltar do Brasil) e fizemos brigadeiro pra levar pra Roeselare onde ia ter uma infoavond (infomiddag, dia de informaçã). É um negócio do AFS que eles fazem pros pretendentes candidatos e pros pais deles que querem ir fazer intercâmbio ano que vem. A gente não esperava muita gente, mas brotou belga loro lá! Incrível! E veio uma guria da minha escola conversar com a Noor e o Mathiew (outro belga do meu comitê que foi pro Brasil, mas em 2005). E daí ela virou pra Noor e falou: é, ele estuda na minha escola, sempre vejo ele lá alleen (sozinho). Daí eu: wablieft? kben bijna nooit alleen! juiste wanneer ik aankom! (o quê? eu quase nunca to sozinho, só quando eu chego!) E daí ela ficou sem graça, achou que eu não fosse entender holandês. Tanto entendi quanto respondi pra ela em dutch. Por falar nisso, meu dutch tá melhorando cada dia mais. Todo mundo fala que meu holandês é muito bom pra quem tá aqui há 1 mês e 1 semana. Hehe. De noite meu conselheiro me manda uma mensagem perguntando se eu queria ir amanhã (domingo) no jogo do Club Brugge contra Gent, em Brugge. Aí eu: booora!
Hoje umas 13h ele veio me buscar aqui em casa e nós fomos pra Brugge pra ver o jogo. Tudo muito limpinho e organizado. Nada de ambulante gritando, nada de chão sujo, nada de criança catarrenta chorando. Uma beleza. Ganhamos (sim, eu sou Club Brugge de coração!) de 3x2. Depois eu posto algumas fotos do jogo.
Esse foi meu weekend. Depois eu posto mais.
School is saai maar kheb mijn vrienden op mijn klas zo das nog goed voor mij. Alles fijn bij mij! Ik mis jullie allemaal. Saluutjes hè!
Como toda sexta, meus amigos da escola me chamaram pra ir pro pub aqui em Tielt logo depois da aula. Aí eu falei que achava melhor não ir essa semana porque eu tinha combinado às 19, no De Keet, com meu conselheiro, da gente conversar. Tava/tô com umas treta aqui em casa, mas nada que fuja do meu controle. Saí da escola às 16h, e fui pra casa. To em casa de bobs e quando deu umas 16:30, meu tel toca. Chloé. 'Oi Matt! Onde cê tá?' 'To em casa.' 'NÃÃÃÃO! A gente tá aqui num parque perto da quadra de esportes da nossa escola. Sabe onde é? Então, vem pra cá agora. To te esperando em 10 minutos.' E aí eu fui, né. Cheguei lá, tava ela (Chloé, da minha sala), dois guris do 6º ano (6º ano na Bélgica = 3º ano no Brasil. eu to no 5º ano.) e outra guria do 6º ano. Eles tavam na grama com dois pacotes de chips e um engradado de Jupiler (a cerveja mais famosa aqui, porém, não a melhor. mas, a mais acessível, digamos assim). Começou a chover e fomos pra debaixo de um toldo, no parque, onde eu achei internet wifi. Hehe. Engradado de cerveja = cerveja em garrafa. Porém, ninguém anda com um abridor no bolso. Porém dois: belgas têm o dom natural de abrir garrafas de cerveja com qualquer (repito: QUALQUER) objeto. Até com esquina de mesa. Deu umas 18h30, fomos levar o engradado de volta pro supermercado (com as garrafas vazias, hehe) e no caminho eu perguntei pra Bie (leia-se: Bee. hehe. a guria do 6º ano). 'Quanto custa um engradado desse?' Ela: uns 9 euros, mas se você levar de volta os cascos, eles te dão 4,50 euros. Daí foi quando eu comecei a realizar por isso que eles bebem tanta cerveja. Mas é muita, mesmo!
Aí deu a hora de eu ir pro De Keet encontrar com meu conselheiro. Encontrei com ele, a gente ficou conversando. Contei pra ele as treta, ele me deu uns conselhos (ah vá) muito bons. Ele é muito gente boa! E aí no De Keet, não entendi porquê, mas ficaram pagando cerveja pra mim! Há boatos de que belgas são mão de vaca. Não aqui em Tielt. Tinham uns 4 amigos do meu conselheiro lá e eles ficaram conversando comigo. Me falaram que tinham inveja de mim porque eu saí do melhor país do mundo e que eles queriam estar no Brasil. Fiquei conversando com eles, enquanto eles pagavam cerva pra mim. Hehe. Aí eu olho pro lado, e vejo na parede do pub:
Brahma, a cerveja do Brasil!
Voltei pra casa relativamente cedo. Tava chovendo (o que é provável que esteja acontecendo na Bélgica a qualquer momento do dia, a qualquer momento do ano) e cheguei em casa só um pouquiiiiiiiiiiiiinho molhado. Uhum.
Sábado umas 11h eu fui pra casa da Noor (belga do meu comitê que acabou de voltar do Brasil) e fizemos brigadeiro pra levar pra Roeselare onde ia ter uma infoavond (infomiddag, dia de informaçã). É um negócio do AFS que eles fazem pros pretendentes candidatos e pros pais deles que querem ir fazer intercâmbio ano que vem. A gente não esperava muita gente, mas brotou belga loro lá! Incrível! E veio uma guria da minha escola conversar com a Noor e o Mathiew (outro belga do meu comitê que foi pro Brasil, mas em 2005). E daí ela virou pra Noor e falou: é, ele estuda na minha escola, sempre vejo ele lá alleen (sozinho). Daí eu: wablieft? kben bijna nooit alleen! juiste wanneer ik aankom! (o quê? eu quase nunca to sozinho, só quando eu chego!) E daí ela ficou sem graça, achou que eu não fosse entender holandês. Tanto entendi quanto respondi pra ela em dutch. Por falar nisso, meu dutch tá melhorando cada dia mais. Todo mundo fala que meu holandês é muito bom pra quem tá aqui há 1 mês e 1 semana. Hehe. De noite meu conselheiro me manda uma mensagem perguntando se eu queria ir amanhã (domingo) no jogo do Club Brugge contra Gent, em Brugge. Aí eu: booora!
Hoje umas 13h ele veio me buscar aqui em casa e nós fomos pra Brugge pra ver o jogo. Tudo muito limpinho e organizado. Nada de ambulante gritando, nada de chão sujo, nada de criança catarrenta chorando. Uma beleza. Ganhamos (sim, eu sou Club Brugge de coração!) de 3x2. Depois eu posto algumas fotos do jogo.
Esse foi meu weekend. Depois eu posto mais.
School is saai maar kheb mijn vrienden op mijn klas zo das nog goed voor mij. Alles fijn bij mij! Ik mis jullie allemaal. Saluutjes hè!
domingo, 26 de setembro de 2010
Busybusy weekend
Sexta acabou a aula e a gente foi (como de praxe) pro De Keet (o pub). Antes de anoitecer, voltei pra casa. Dormi. Jej.
Sábado de manhã: acordei, escovei os dentes, tomei banho. Não necessariamente nessa mesma ordem. Fui pra Stadhuis porque o Dante ia ter uma partida de volley. Assisti, o time dele ganhou =D conheci o Ruben, irmão do Wouter que foi pro Paraguay. o Ruben foi pra Turquia à algum tempo atrás (na ilha do Sol... veeeeeeeeeelha!). De noite a gente foi pra uma cidade chamada Handzame pro churrasco do meu comitê. Churrasco belga = tomate, alface, cenoura, um molho laranja + um pedaço de filé de frango. E cerveja, claro. Fiquei conversando com o pessoal do meu comitê, eles são muito legais =) e a turca semnoção tomou uma taça de vinho e veio pra cima de mim: matús, (cada um me chama de um jeito aqui. depois especifico.) to bêbada! Aí eu: tá, Dilan, senta aí na cadeira então. Ela sentou e eu saí de perto. Depois fui conversar com os Thai(landeses.). Falei com dois de três, a outra baixinha é neutra. Aqui, o nome dos tailandeses funciona assim: o nome deles é complicado então cada um deles escolhe um apelido pra que a gente com nomes 'normais' possa falar com eles. No meu comitê tem três: Sapan (apelido Dream), Sirapat (apelido Gift) e a neutra de apelido Tangmo (leia-se: tangüo). O Dream e a Gift são muito legais! Eles ficaram me falando das famílias deles, de tudo. Me ensinaram uns palavrões em tailandês hehe aí do nada aparece a neutra: ontem eu fui no show do Milk Inc.! Daí eu: woooooow! Silêncio profundo.
Depois, umas 11 foi a hora do talent show. Primeiro foram os tailandeses mostrar a dança que eles fazem/faziam pra receber visitas. Depois a Belga (da parte francesa, que faz intercâmbio na parte holandesa) mostrou os desenhos que ela faz. Depois a turca (não a sem noção) mostrou a ginástica artística que ela fazia na Turquia. Ela fez uns movimentos muito nervosos lá. Depois a outra turca tocou violão e cantou em turco. Em seguida o italiano declamou uma poesia de Shakespeare em inglês (ninguém entendeu porra nenhuma porque o sotaque inglês é dialeto italiano, sério. todas as palavras que ele fala termina em a: I worka in a supermarketa in Italia). Depois a guria da Indonésia mostrou a dança que eles fazem lá no buraco de onde ela saiu. Depois foi a vez dos latinos. Dançamos salsa, merengue, reggaeton e a Macarena. Todo mundo gostou. Quando deu 12:30 a gente voltou pra casa.
Hoje (domingo) acordei e fui pra escola das crianças porque tava tendo umas corridas lá beneficentes pra ajudar o Haiti e tudo mais. Eu não corri, fiquei tomando Jupiler com um dos professores dos meus irmãozinhos que só me chama de Massa. Ele é muito gente boa. Voltei pra casa e quando foi umas 15h a gente foi pra Deinze porque ia ter uma recepção num castelo porque o chefe da Barbele teve uma filhinha. Fiquei lá de bobs, tomando champange e comi um pão lá mutcho do loco que tinha salmão dentro. Voltei pra casa umas 19:30.
Foi esse meu fds. Amanhã cedo não tenho aula de holandês mas também não preciso ir pra escola de manhã. Então vou dormir até mais tarde e de tarde vou pra escola.
Saudades de vocês! Saluutjes hè =)))
Sábado de manhã: acordei, escovei os dentes, tomei banho. Não necessariamente nessa mesma ordem. Fui pra Stadhuis porque o Dante ia ter uma partida de volley. Assisti, o time dele ganhou =D conheci o Ruben, irmão do Wouter que foi pro Paraguay. o Ruben foi pra Turquia à algum tempo atrás (na ilha do Sol... veeeeeeeeeelha!). De noite a gente foi pra uma cidade chamada Handzame pro churrasco do meu comitê. Churrasco belga = tomate, alface, cenoura, um molho laranja + um pedaço de filé de frango. E cerveja, claro. Fiquei conversando com o pessoal do meu comitê, eles são muito legais =) e a turca semnoção tomou uma taça de vinho e veio pra cima de mim: matús, (cada um me chama de um jeito aqui. depois especifico.) to bêbada! Aí eu: tá, Dilan, senta aí na cadeira então. Ela sentou e eu saí de perto. Depois fui conversar com os Thai(landeses.). Falei com dois de três, a outra baixinha é neutra. Aqui, o nome dos tailandeses funciona assim: o nome deles é complicado então cada um deles escolhe um apelido pra que a gente com nomes 'normais' possa falar com eles. No meu comitê tem três: Sapan (apelido Dream), Sirapat (apelido Gift) e a neutra de apelido Tangmo (leia-se: tangüo). O Dream e a Gift são muito legais! Eles ficaram me falando das famílias deles, de tudo. Me ensinaram uns palavrões em tailandês hehe aí do nada aparece a neutra: ontem eu fui no show do Milk Inc.! Daí eu: woooooow! Silêncio profundo.
Depois, umas 11 foi a hora do talent show. Primeiro foram os tailandeses mostrar a dança que eles fazem/faziam pra receber visitas. Depois a Belga (da parte francesa, que faz intercâmbio na parte holandesa) mostrou os desenhos que ela faz. Depois a turca (não a sem noção) mostrou a ginástica artística que ela fazia na Turquia. Ela fez uns movimentos muito nervosos lá. Depois a outra turca tocou violão e cantou em turco. Em seguida o italiano declamou uma poesia de Shakespeare em inglês (ninguém entendeu porra nenhuma porque o sotaque inglês é dialeto italiano, sério. todas as palavras que ele fala termina em a: I worka in a supermarketa in Italia). Depois a guria da Indonésia mostrou a dança que eles fazem lá no buraco de onde ela saiu. Depois foi a vez dos latinos. Dançamos salsa, merengue, reggaeton e a Macarena. Todo mundo gostou. Quando deu 12:30 a gente voltou pra casa.
Hoje (domingo) acordei e fui pra escola das crianças porque tava tendo umas corridas lá beneficentes pra ajudar o Haiti e tudo mais. Eu não corri, fiquei tomando Jupiler com um dos professores dos meus irmãozinhos que só me chama de Massa. Ele é muito gente boa. Voltei pra casa e quando foi umas 15h a gente foi pra Deinze porque ia ter uma recepção num castelo porque o chefe da Barbele teve uma filhinha. Fiquei lá de bobs, tomando champange e comi um pão lá mutcho do loco que tinha salmão dentro. Voltei pra casa umas 19:30.
Foi esse meu fds. Amanhã cedo não tenho aula de holandês mas também não preciso ir pra escola de manhã. Então vou dormir até mais tarde e de tarde vou pra escola.
Saudades de vocês! Saluutjes hè =)))
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Meu dia
Acordei cedo, tomei banho, escovei os dentinhos e fui pra escola. Primeira e segunda aula: Gedragwetenschappen. É algo como 'ciências comportamentais'. Nunca entendo muito bem, mas pelo menos uma vez por aula a prof. tira uns dois minutos pra me explicar o que tá acontecendo em Inglês. Na primeira aula eu fiquei folheando última Época de Agosto (por falar nisso, muito obrigado, mamãe!). Na segunda aula a gente ia ter ir pra informatikalokaal (o lugar onde tem os pcs) pra fazer uma pesquisa sobre como a sociedade trata as mulheres como inferiores. Daí eu pensei: beleza, e o cafezinho?
Mas então deu 9:40, o horário que o presidente do meu comitê tinha combinado comigo pra eu estar na secretaria. Peguei minhas coisas e desci as POUCAS escadas. E então nós (eu, o Sr. Predisente (Patrik), o Wouter (ele foi pro Paraguay), a Marie-Laure (ela foi pra Finlânda) e uma guria que eu esqueci o nome dela, que foi pra Malásia) fomos pra cafeteria da minha escola. Lá colocamos o data-show pra funcionar e 10 minutos depois todos os 6ºs anos da minha sala foram pra lá.
Comecei falando em português: oi, meu nome é Matheus Quintiliano, eu sou do Brasil, vou morar aqui na Bélgica por um ano. Aí tive que traduzir pro holandês. Depois passei o microfone adiante e a Marie falou em filandês, a guria em malasiano =p e o Wouter em espanhol. Eles falaram como funciona o AFS e eu tive que falar (em Inglês) como funciona a escola no Brasil.
Depois fomos em outra escola, fizemos a mesma coisa e depois fomos comer pasta. Eis que enquanto eu como, o Wouter fala: atira, porra! atira! Daí eu olhei pra ele e comecei a rir. Ele disse que aprendeu vendo Tropa de Elite no Paraguay. Tenso.
Agora to saindo, vou pra Lichtervelde pra ensaiar Reggaeton na casa do Gabriel, do Equador, porque tem o churrasco do AFS sábado e a gente vai ter que apresentar alguma coisa no talent show.
Saluu!
Mas então deu 9:40, o horário que o presidente do meu comitê tinha combinado comigo pra eu estar na secretaria. Peguei minhas coisas e desci as POUCAS escadas. E então nós (eu, o Sr. Predisente (Patrik), o Wouter (ele foi pro Paraguay), a Marie-Laure (ela foi pra Finlânda) e uma guria que eu esqueci o nome dela, que foi pra Malásia) fomos pra cafeteria da minha escola. Lá colocamos o data-show pra funcionar e 10 minutos depois todos os 6ºs anos da minha sala foram pra lá.
Comecei falando em português: oi, meu nome é Matheus Quintiliano, eu sou do Brasil, vou morar aqui na Bélgica por um ano. Aí tive que traduzir pro holandês. Depois passei o microfone adiante e a Marie falou em filandês, a guria em malasiano =p e o Wouter em espanhol. Eles falaram como funciona o AFS e eu tive que falar (em Inglês) como funciona a escola no Brasil.
Depois fomos em outra escola, fizemos a mesma coisa e depois fomos comer pasta. Eis que enquanto eu como, o Wouter fala: atira, porra! atira! Daí eu olhei pra ele e comecei a rir. Ele disse que aprendeu vendo Tropa de Elite no Paraguay. Tenso.
Agora to saindo, vou pra Lichtervelde pra ensaiar Reggaeton na casa do Gabriel, do Equador, porque tem o churrasco do AFS sábado e a gente vai ter que apresentar alguma coisa no talent show.
Saluu!
terça-feira, 21 de setembro de 2010
Gent
Sexta, depois que eu cheguei de Oostende, a Karlien veio pra cá. Eu levei ela pra conhecer Tielt num supercool passeio de bike :D Comemos fritjes com a Noor (ps: tudo aqui é motivo de comer fritjes e beber cerveja. Tudo.) Quando foi 1h, nós voltamos pra casa. Acordamos sábado, as criança foram jogar volley. Quando elas voltaram, nós pegamos um trem pra Gent.
Chegando em Gent, pegamos um tram pro centro (tram é tipo trem, só que passa na rua, junto com os carros e as pessoas). Lá no Centro a Babi me manda uma mensagem: to na terceira igreja perto do McDonalds. Daí eu pensei: ótimo, agora só falta achar o McDonalds e três igrejas (Y) maaaaaaaaaaaaas por uma sorte Divina, do nada me aparece um McDonalds (ps: tinham umas 12973 igrejas perto). Mas, consegui encontrar com a Babi. Ela conheceu minha host e levou a gente pra ir ver uma galeria que tava aberta, junto com o Gushtavo, a Luiza e uma americana. Chegamos lá na igreja e a galeria tava fechada porque ia ter um concerto. Beleza, vaaaamos pro Kasteel Gravesteen (um castelo medieval). Entrei de grátis, olha que bom :D O castelo é muito grande e fica beeem no meio do centro. Tirei umas fotos lá, depois eu as coloco no orkut/facebook.
Depois de ver o kasteel, ficamos em Gent de bobs mas um pouquinho. Depois pegamos outre tram de volta pra station e voltamos pra Tielt. Assim que a gente chegou, fomos num restaurante muito bom (Carlito) comer. Quando a gente chegou em casa, aproveitei que era 8h20 da noite e ainda tava claro e fui levar a Karlien pra conhecer o molen que fica perto da minha casa (molen é moinho de vento, tem muito disso aqui.)
Domingo ficamos de bobs em casa e quando é de noite, chega um casal com CINCO filhos. Eles foram lá pra casa pra comer pizza com a neimzaiada. E então, eu fiquei conversando com as crianças (em holandês). Me perguntaram qual é meu nome, heis que a Karlien responde: Bigode. E agora sou conhecido com Birrode. Também perguntaram quantos anos eu tenho, aí eu disse 16. E perguntaram pra Karlien e ela respondeu 19. Então, um deles fala uma coisa e todo mundo começa a rir. Depois a Karlien me falou que ele disse: ah, então você vai morrer primeiro. Ri junto :p E aí perguntaram se eu tenho irmão, aí eu disse que tenho uma irmã mais nova. Aí o mais velho (que tem 8) perguntou: is zij mooi? (ela é bonita?) E eu falei: já heel mooi (sim, muito bonita! :D) E ele ficou interessado :p Disse que ela não gosta de loiros.
Mas esse foi meu final de semana.
Mas hoje na escola aconteceram alguns fatos aclamantes na hora do almoço: uma guria do 6º ano que de vez em quando senta com a gente, disse pra guria da minha sala: ik heb mijn lepeltje! (eu to com a minha colherzinha). Até então, normal. Mas, heis que a colherzinha serve pra ela comer a sardinha enlatada que ela trouxe de casa. Te deixei pensando. AAAAAND na hora de ir embora, a gente olha pro vidro e a prof. de Francês estava parada na frente dele, cutucando o ouvido PROFUNDAMENTE com a chave do carro dela. E então, ela resolve tirar a cera da chave com os dedos e resolve cheirar. Te deixei pensando dois.
Ik mis iederen en allemaal daar. Saluutjes hè.
Chegando em Gent, pegamos um tram pro centro (tram é tipo trem, só que passa na rua, junto com os carros e as pessoas). Lá no Centro a Babi me manda uma mensagem: to na terceira igreja perto do McDonalds. Daí eu pensei: ótimo, agora só falta achar o McDonalds e três igrejas (Y) maaaaaaaaaaaaas por uma sorte Divina, do nada me aparece um McDonalds (ps: tinham umas 12973 igrejas perto). Mas, consegui encontrar com a Babi. Ela conheceu minha host e levou a gente pra ir ver uma galeria que tava aberta, junto com o Gushtavo, a Luiza e uma americana. Chegamos lá na igreja e a galeria tava fechada porque ia ter um concerto. Beleza, vaaaamos pro Kasteel Gravesteen (um castelo medieval). Entrei de grátis, olha que bom :D O castelo é muito grande e fica beeem no meio do centro. Tirei umas fotos lá, depois eu as coloco no orkut/facebook.
Depois de ver o kasteel, ficamos em Gent de bobs mas um pouquinho. Depois pegamos outre tram de volta pra station e voltamos pra Tielt. Assim que a gente chegou, fomos num restaurante muito bom (Carlito) comer. Quando a gente chegou em casa, aproveitei que era 8h20 da noite e ainda tava claro e fui levar a Karlien pra conhecer o molen que fica perto da minha casa (molen é moinho de vento, tem muito disso aqui.)
Domingo ficamos de bobs em casa e quando é de noite, chega um casal com CINCO filhos. Eles foram lá pra casa pra comer pizza com a neimzaiada. E então, eu fiquei conversando com as crianças (em holandês). Me perguntaram qual é meu nome, heis que a Karlien responde: Bigode. E agora sou conhecido com Birrode. Também perguntaram quantos anos eu tenho, aí eu disse 16. E perguntaram pra Karlien e ela respondeu 19. Então, um deles fala uma coisa e todo mundo começa a rir. Depois a Karlien me falou que ele disse: ah, então você vai morrer primeiro. Ri junto :p E aí perguntaram se eu tenho irmão, aí eu disse que tenho uma irmã mais nova. Aí o mais velho (que tem 8) perguntou: is zij mooi? (ela é bonita?) E eu falei: já heel mooi (sim, muito bonita! :D) E ele ficou interessado :p Disse que ela não gosta de loiros.
Mas esse foi meu final de semana.
Mas hoje na escola aconteceram alguns fatos aclamantes na hora do almoço: uma guria do 6º ano que de vez em quando senta com a gente, disse pra guria da minha sala: ik heb mijn lepeltje! (eu to com a minha colherzinha). Até então, normal. Mas, heis que a colherzinha serve pra ela comer a sardinha enlatada que ela trouxe de casa. Te deixei pensando. AAAAAND na hora de ir embora, a gente olha pro vidro e a prof. de Francês estava parada na frente dele, cutucando o ouvido PROFUNDAMENTE com a chave do carro dela. E então, ela resolve tirar a cera da chave com os dedos e resolve cheirar. Te deixei pensando dois.
Ik mis iederen en allemaal daar. Saluutjes hè.
domingo, 19 de setembro de 2010
Oostende com a escola
Como já postei antes, sexta eu ia pra Oostende com a escola pro sportdag (dia de esporte). Lá nós íamos fazer caiaque e uns esportes de praia. Porém, a história não teve um começo mutcho bom...
Tudo começa às 7:40 da manhã (o horário que era pra estar no sporthal). Beleza, chego eu no Sporthal da escola 7:41. NINGUÉM lá. Esperei até umas 8 e daí mandei uma mensagem pra Barbele dizendo que não tinha ninguém e que eu tava esperando já. Ela me respondeu falando pra ir pra escola e ver se tinha alguém lá. Cheguei na escola e falei pro inspetor o que tinha acontecido. Ele disse pra eu ir à recepção e falar pra recepcionista. Lá fui eu. Aí ela pegou o telefone e ligou pro meu professor de LO (educação física) e aí ele disse alguma coisa e ela sorriu. Ela desligou o telefone e falou em holandês (bem devagar, como se eu fosse retardo): hij komt met de auto en jij (e apontou pra mim) gaat bij hij naar Oostende! Traduzindo: ele vem de carro e você (e apontou pra mim) vai com ele pra Oostende! Não é demais? :DD
O menneer (sim, aqui se chama os professores de senhor e senhora - menneer en mevrow) chegou e fomo pra Oostende. Deram uns 40 ou 50 minutos de carro. Quando a gente chegou lá, uma guria começou a gritar e veio me abraçar. Depois todo mundo ficou de face que eu tinha chegado õÔ ps: podia ter falado pra eles que tinha esquecido que minha vassoura tava estacionada perto da escola...
Mas aí nós fomos fazer uns esportes na areia. Tipo volley, queimada, futebol. A praia, por ser belga, estava quentinha e sem vento algum. Ok. Agora a verdade: tava fazendo um puta frio e ventando pra caralho. Eu tava com 3 blusas e mesmo depois dos esportes, ainda tava com frio. Oh que gostoss. Quando deu meio-dia nós fomos comer comidinha, eu tava com fome já. Comemos e aí uma véia apareceu lá e começou a falar umas coisas e as gurias levantaram. Eu levantei também. Aí o Jasper me grita: matius, das juist voor de meisjes. (só pras meninas) Aí fiquei até feliz porque só as gurias que iam fazer zeekajak :D só que... NÃO! Eu também tinha que fazer. Coloquei uma roupa super apertada :B E aí um loro passou as instruções pra gente (e os loro da minha sala traduziram pra mim, como sempre) e então fomos finalmente pro mar quentiiiiiiiiinho. A água devia tá a uns 10ºc. Ficamos remando, remando and remando mas nada de o boat ir pra frente, tinha muita onda e toda hora umas 4 gurias caiam do meu boat e eu tinha que ajudá-las a voltar (e não ir pro mar, as oferenda).
No final, meu braço tava doendo mutcho. E o inspetor loro veio conversar comigo, ele é gente boa. Mas disse pra guria da minha sala que não ia aceitar ela no facebook porque ela é muito nova e que agora ele sabia o nome dela. Tenso. Mas comigo ele é legal. Comigo todo mundo é legal :D Menos a prof de Francês, agora não tenho mais que ver ela.
Voltamos de vassoura pra Tielt, não demorou mutcho.
Depois posto aqui sobre Gent, que eu fui ontem :)
saluutjes hè
Tudo começa às 7:40 da manhã (o horário que era pra estar no sporthal). Beleza, chego eu no Sporthal da escola 7:41. NINGUÉM lá. Esperei até umas 8 e daí mandei uma mensagem pra Barbele dizendo que não tinha ninguém e que eu tava esperando já. Ela me respondeu falando pra ir pra escola e ver se tinha alguém lá. Cheguei na escola e falei pro inspetor o que tinha acontecido. Ele disse pra eu ir à recepção e falar pra recepcionista. Lá fui eu. Aí ela pegou o telefone e ligou pro meu professor de LO (educação física) e aí ele disse alguma coisa e ela sorriu. Ela desligou o telefone e falou em holandês (bem devagar, como se eu fosse retardo): hij komt met de auto en jij (e apontou pra mim) gaat bij hij naar Oostende! Traduzindo: ele vem de carro e você (e apontou pra mim) vai com ele pra Oostende! Não é demais? :DD
O menneer (sim, aqui se chama os professores de senhor e senhora - menneer en mevrow) chegou e fomo pra Oostende. Deram uns 40 ou 50 minutos de carro. Quando a gente chegou lá, uma guria começou a gritar e veio me abraçar. Depois todo mundo ficou de face que eu tinha chegado õÔ ps: podia ter falado pra eles que tinha esquecido que minha vassoura tava estacionada perto da escola...
Mas aí nós fomos fazer uns esportes na areia. Tipo volley, queimada, futebol. A praia, por ser belga, estava quentinha e sem vento algum. Ok. Agora a verdade: tava fazendo um puta frio e ventando pra caralho. Eu tava com 3 blusas e mesmo depois dos esportes, ainda tava com frio. Oh que gostoss. Quando deu meio-dia nós fomos comer comidinha, eu tava com fome já. Comemos e aí uma véia apareceu lá e começou a falar umas coisas e as gurias levantaram. Eu levantei também. Aí o Jasper me grita: matius, das juist voor de meisjes. (só pras meninas) Aí fiquei até feliz porque só as gurias que iam fazer zeekajak :D só que... NÃO! Eu também tinha que fazer. Coloquei uma roupa super apertada :B E aí um loro passou as instruções pra gente (e os loro da minha sala traduziram pra mim, como sempre) e então fomos finalmente pro mar quentiiiiiiiiinho. A água devia tá a uns 10ºc. Ficamos remando, remando and remando mas nada de o boat ir pra frente, tinha muita onda e toda hora umas 4 gurias caiam do meu boat e eu tinha que ajudá-las a voltar (e não ir pro mar, as oferenda).
No final, meu braço tava doendo mutcho. E o inspetor loro veio conversar comigo, ele é gente boa. Mas disse pra guria da minha sala que não ia aceitar ela no facebook porque ela é muito nova e que agora ele sabia o nome dela. Tenso. Mas comigo ele é legal. Comigo todo mundo é legal :D Menos a prof de Francês, agora não tenho mais que ver ela.
Voltamos de vassoura pra Tielt, não demorou mutcho.
Depois posto aqui sobre Gent, que eu fui ontem :)
saluutjes hè
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Me acostumando com a escola
Esses meus dias têm sido comuns. To começando a me adaptar à escola e tudo. Lá só não me tratam como um deles porque ainda não entendo os professores, mas às vezes eles param a aula e me explicam um pouco do que eles tão falando. Mas na maioria das vezes (tipo hoje na aula de Godienst (religião) não tenho a mínima ideia do assunto que a gente discutiu hoje) não param e eu não entendo. Eu SEMPRE participo das aulas de Inglês (cujo professor é o mesmo de Holandês). Também já participei da aula de Esthetica (é tipo Históra da Arte) e de Wiskunde (matemática). Sim, matemática! Só entendo as aulas de Inglês e de Matemática. A gente tá aprendeno de nulpunten van een grafische functie (o ponto zero de uma função gráfica) que a gente viu no primeiro ano. Maaaaaas, então. Quanto aos meus amigos da escola: eles são muuuuuuuuuuuuuuuuito legais! Converso com eles SEMPRE durantes os intervalos (sim, aqui não se conversa durante a aula) e tudo. Me chamaram pra ir toda sexta com eles pra um pub aqui em Tielt. Fui a primeira vez sexta passada, muito bom :)
Sexta agora a gente vai pra Oostende (uma cidade praiana) com a escola pro Sportdag (dia de esporte). A gente vai fazer canoagem (canoagggggge). E aí a gente volta pra Tielt e cheguemu de volta umas 5 da tarde. E aí às 7 a Karlien chega e talvez a gente vá sair com a Noor (ela é do meu comitê, foi pro Brasil 2009/2010). Sábado a gente vai pra Ghent com a minha família. Depois conto como foi.
Saluutjes hè :))
Sexta agora a gente vai pra Oostende (uma cidade praiana) com a escola pro Sportdag (dia de esporte). A gente vai fazer canoagem (canoagggggge). E aí a gente volta pra Tielt e cheguemu de volta umas 5 da tarde. E aí às 7 a Karlien chega e talvez a gente vá sair com a Noor (ela é do meu comitê, foi pro Brasil 2009/2010). Sábado a gente vai pra Ghent com a minha família. Depois conto como foi.
Saluutjes hè :))
domingo, 5 de setembro de 2010
Weekend in Brussel en Leuven
Sexta fui pra escola e assim que saí, vim pra casa e o Frederic me levou na Station e de lá peguei um trem pra Leuven. Cheguei em Leuven, a Karlien e a irmã dela (a Dani) tavam lá :) fomos pra casa da Dani, que fica no 12º andar do prédio e do lado do campo do Leuven (time de futebol famoso por aqui) só que não tinha jogo lá. A Karlien e a Dani fizeram comida, eu ajudei a partir as cenouras (trabalho complicated!) e comemos. Ficamos mais um pouco porque ia começar a novela que elas assistem (novela inglesa, EastEnders, no BBC. muito fake!) A novela acabou finalmente e eu e a Karlien fomos pra casa dela, no caminho eu parei pra comprar créditos pro meu cel. No meio do caminho, tinha um parque clandestino no centro e aí nós paramos pra comprar fritjes :DDD aí eu pensei: vou comprar a grande, porque eu gosto muito de fritjes 8D mas, eis que a fritjes grande é IMENSA! Não consegui comer metade. Fomos pra casa.
Sábado de manhã nós levantamos umas 9 da manhã e fomos pra Bruxelas, a gente ia encontrar a galera (os brasileiros) em Brussel Centraal. Primeiro a Bárbara, depois o Kreytu com a Ana, depois as gurias da Valônia (Ana e Luiza) e depois o Pedro e a Isadora. Fomos rodar por Bruxelas. Fomos na Grote Markt, onde tava tendo o Bierfeest. Lotaaaaaado! Então resolvemos ir aos aredores, fomos nuns bares e tudo. Aí quando deu 1 da tarde alguém teve a brilhante ideia: meu, a gente esqueceu de pegar a Dayane! Esquecemos que ela ia chegar 1:30pm, deu tempo de chegar na estação e pegá-la com a Gabriella. Depois de uma tentativa frustada de chegar na praça do Manneken Pis, fomos ver a Janneke Pis (a versão feminina do Manneken). E a Janneke fica no mesmo beco (sim, BECO!) que o Delirium Cafe :DDDD lá tomamos umas brejas e deu a hora do pessoal pegar os trem de volta pra casa. Eu, a Karlien, a Isadora e o Pedro íamos pegar o mesmo trem (mas cada eu ia parar em uma estação diferente). Fomos juntos, mas primeiro paramos numa lanchonete e compramos um Kebab (muuuuito bom!)
Chegando em Leuven, eu e a Karlien fomos no cinema assistir The Switch (não, aqui na Bélgica não se 'traduz' nome de filme ou de sério. eles usam o nome original) Assistimos o filme e quando acabou, era 1h a gente foi pra casa. Eu tava morto. Hoje cedo acordei e peguei um trem de volta pra Tielt. Ah, também fiz minha primeira troca de trem! Parei em Ghent e tive que correr porque dois minutos depois tive que entrar no tem pra De Panne.
Esse foi meu fds. Amanhã tenho aula de holandês em Roeselare de manhã e de tarde escola. Full busy day! Tot ziens dan
Sábado de manhã nós levantamos umas 9 da manhã e fomos pra Bruxelas, a gente ia encontrar a galera (os brasileiros) em Brussel Centraal. Primeiro a Bárbara, depois o Kreytu com a Ana, depois as gurias da Valônia (Ana e Luiza) e depois o Pedro e a Isadora. Fomos rodar por Bruxelas. Fomos na Grote Markt, onde tava tendo o Bierfeest. Lotaaaaaado! Então resolvemos ir aos aredores, fomos nuns bares e tudo. Aí quando deu 1 da tarde alguém teve a brilhante ideia: meu, a gente esqueceu de pegar a Dayane! Esquecemos que ela ia chegar 1:30pm, deu tempo de chegar na estação e pegá-la com a Gabriella. Depois de uma tentativa frustada de chegar na praça do Manneken Pis, fomos ver a Janneke Pis (a versão feminina do Manneken). E a Janneke fica no mesmo beco (sim, BECO!) que o Delirium Cafe :DDDD lá tomamos umas brejas e deu a hora do pessoal pegar os trem de volta pra casa. Eu, a Karlien, a Isadora e o Pedro íamos pegar o mesmo trem (mas cada eu ia parar em uma estação diferente). Fomos juntos, mas primeiro paramos numa lanchonete e compramos um Kebab (muuuuito bom!)
Chegando em Leuven, eu e a Karlien fomos no cinema assistir The Switch (não, aqui na Bélgica não se 'traduz' nome de filme ou de sério. eles usam o nome original) Assistimos o filme e quando acabou, era 1h a gente foi pra casa. Eu tava morto. Hoje cedo acordei e peguei um trem de volta pra Tielt. Ah, também fiz minha primeira troca de trem! Parei em Ghent e tive que correr porque dois minutos depois tive que entrar no tem pra De Panne.
Esse foi meu fds. Amanhã tenho aula de holandês em Roeselare de manhã e de tarde escola. Full busy day! Tot ziens dan
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Eerste schooldag
Hoje foi meu primeiro dia de escola. Sorte que começou na quarta, e às quartas são minhas únicas tardes livres da escola. No outros dias, as aulas começam 8:30 e vão até 12:00 e aí a gente vai pro restaurante da escola (o qual é maior que o CAOB), almoça por lá e volta pras aulas 13:00 e aí vamos até 16:00.
Cheguei na escola, achei uma vaga pra estacionar minha bicicleta (achar vaga pra parar a fiets é mais complicado do que achar lugar pra sentar no praça de alimentação do BH shopping 1h da tarde) e aí fiquei andando um pouco pela escola, procurando ninguém. Achei ninguém. E aí resolvi ficar parado, esperando uma coruja azul passar. Aí um inspetor olhou pra mim e disse: ben je niew hier? (você é novo aqui?) Com certeza ele percebeu minha cara de paisagem. Aí eu disse: ja, ik ben van Brazilië. ''Ah, é você o brasileiro então! Venha que eu vou te guiar até seu professor!" e ele me levou até meu professor. Menner Verbeke. Aqui tem que chamar os professores de Sr. ou Sra. e o sobrenome. Tenso. O sinal bateu, subimos as escadas. Enquanto a gente tava subindo, uma guria começou a conversar comigo, em holandês. Claro, não entendi. Eu olhei pra ela com uma cara: wtf yo no compreeeeeeeendo. Aí eu disse: sorry maar ik kan niet nederlands. E ela: waar ben je van? Eu: ik kom uit Brazilië, ik ben hier in België voor studeren voor een jaar. Tradución: eu sou do Brasil, to aqui na Bélgica pra estudar por um ano. Então, eis que ela vira pra amiga dela e fala que eu sou do Brasil. Ela olhou pra mim e fez um joinha e disse: très chique! Então, eis que novamente elas vão embora. Belgas são meio imprevisíveis, às vezes.
Chegamos na sala, o professor falou, falou, falou e falou. Dois horários seguidos. Eu juro que prestei atenção, mas não consegui pegar o tópico da conversa. Ele entregou uns papéis, menos pra mim ._. Então, um sinal bate e todo mundo levanta. Levantei também (ps: é assim que eu vou sobreviver aqui na Bélgica, seguindo as ovelhas) e descemos as escadas (ps2: estudo no terceiro andar) e fomos tirar a foto da classe :DDDD e depois a gente tirou umas fotos individuais. Voltamos pra sala, o professor falou mais. Outro sinal bateu e já era o de 12:00, hora de ir pra casa.
Amanhã a escola começa 8:30 (hoje, por ser primeiro dia, começou 10:30 e acabou 12:00), horário normal, e vai até 16:00.
Cheguei na escola, achei uma vaga pra estacionar minha bicicleta (achar vaga pra parar a fiets é mais complicado do que achar lugar pra sentar no praça de alimentação do BH shopping 1h da tarde) e aí fiquei andando um pouco pela escola, procurando ninguém. Achei ninguém. E aí resolvi ficar parado, esperando uma coruja azul passar. Aí um inspetor olhou pra mim e disse: ben je niew hier? (você é novo aqui?) Com certeza ele percebeu minha cara de paisagem. Aí eu disse: ja, ik ben van Brazilië. ''Ah, é você o brasileiro então! Venha que eu vou te guiar até seu professor!" e ele me levou até meu professor. Menner Verbeke. Aqui tem que chamar os professores de Sr. ou Sra. e o sobrenome. Tenso. O sinal bateu, subimos as escadas. Enquanto a gente tava subindo, uma guria começou a conversar comigo, em holandês. Claro, não entendi. Eu olhei pra ela com uma cara: wtf yo no compreeeeeeeendo. Aí eu disse: sorry maar ik kan niet nederlands. E ela: waar ben je van? Eu: ik kom uit Brazilië, ik ben hier in België voor studeren voor een jaar. Tradución: eu sou do Brasil, to aqui na Bélgica pra estudar por um ano. Então, eis que ela vira pra amiga dela e fala que eu sou do Brasil. Ela olhou pra mim e fez um joinha e disse: très chique! Então, eis que novamente elas vão embora. Belgas são meio imprevisíveis, às vezes.
Chegamos na sala, o professor falou, falou, falou e falou. Dois horários seguidos. Eu juro que prestei atenção, mas não consegui pegar o tópico da conversa. Ele entregou uns papéis, menos pra mim ._. Então, um sinal bate e todo mundo levanta. Levantei também (ps: é assim que eu vou sobreviver aqui na Bélgica, seguindo as ovelhas) e descemos as escadas (ps2: estudo no terceiro andar) e fomos tirar a foto da classe :DDDD e depois a gente tirou umas fotos individuais. Voltamos pra sala, o professor falou mais. Outro sinal bateu e já era o de 12:00, hora de ir pra casa.
Amanhã a escola começa 8:30 (hoje, por ser primeiro dia, começou 10:30 e acabou 12:00), horário normal, e vai até 16:00.
terça-feira, 31 de agosto de 2010
Tienen stad bij Karlien
Ontem de manhã eu fui pra Tienen, encontrar com a Karlien finalmente! Acordei 7:30h, tomei banho e fui pra Tielt Station (leia-se: estación). Comprei meu GoPass (50euros pra 10 viagens de trem de qualquer lugar pra qualquer lugar da Bélgica!) Meu trem chegou, embarquei, sentei na cadeirinha e descobri que viajar de trem é melhor do que eu imaginava! Sei lá, não é tipo carro ou avião. O trenzinho vai direto, sem buraco na estrada ou turbulência! Mas, voltando... O trem que eu peguei saia de De Panne e ia lá pra putaquepariu. Passava em Tielt e 2h depois, em Tienen. Vale a pena pra mim porque apesar do trem ter feito 11 paradas enquanto eu tava nele, mas pelo menos não tive que trocar de trem.
Cheguei em Tienen, a Karlien tava me esperando lá :) fomos pra casa dela, contei de como têm sido meus dias e tudo. Também mostrei meu brazilian photoalbum pra ela, a mãe dela chegou, eu a conheci. Ela é muito legal! E o sotaque dela britânico é mutcho cool, a Gabri que também ia gostar :) Conversamos um pouco e aí depois eu e a Karlien fomos conhecer a cidade. Andamos pelo centro e fomos pra uma praça/parquinho. Lá tinha uns guris de uns 17 anos brincando nos brinquedos pras crianças. Na hora pensei: hmmmm maduros! Depois de um tempinho lá, eu ouço um barulho que eu reconhecia mas não lembrava do que era. Aí a Karlien disse: de ijs man auto! Tradución: é o carro do moço do sorvete :DDDDDDD mas aí eu tinha esquecido minha carteira na casa da Karlien, mas mesmo assim tava com uma puta preguiça de ir até o ijsman. Depois fomor num supermercado e a Karlien comprou umas bolas de chocolate e na hora de pagar, no caixa tinha um cara igualzinho a Maria Bethânia, só que loiro, de olhos azuis e muito branco. E ele falava devagar. Foi engraçado :D Depois do supermercado nós fomos ver onde a Karlien vai pras reuniões dos Escoteiros que ela tem e depoir voltamos pra casa. Jantamos, mostrei minhas fotos pra Lynda (mãe da Karlien) e já tava na hora de ir embora :(( peguei o trem de volta, cheguei em casa e desmaiei. Só acordei agora pouco, 12:30 :DDD
Esse foi meu dia de ontem. Hoje quando acordei, meus livros da escola já tavam na mesa da sala. Menos o de Alemão, mas já tá encomendado. As aulas começam amanhã e tomara que a minha turma seja como o moço da escola disse. Ele disse que a turma tem uma cabeça muito aberta e que todos vão querer falar comigo e me ajudar no que eu precisar.
No mais, tot straks.
Cheguei em Tienen, a Karlien tava me esperando lá :) fomos pra casa dela, contei de como têm sido meus dias e tudo. Também mostrei meu brazilian photoalbum pra ela, a mãe dela chegou, eu a conheci. Ela é muito legal! E o sotaque dela britânico é mutcho cool, a Gabri que também ia gostar :) Conversamos um pouco e aí depois eu e a Karlien fomos conhecer a cidade. Andamos pelo centro e fomos pra uma praça/parquinho. Lá tinha uns guris de uns 17 anos brincando nos brinquedos pras crianças. Na hora pensei: hmmmm maduros! Depois de um tempinho lá, eu ouço um barulho que eu reconhecia mas não lembrava do que era. Aí a Karlien disse: de ijs man auto! Tradución: é o carro do moço do sorvete :DDDDDDD mas aí eu tinha esquecido minha carteira na casa da Karlien, mas mesmo assim tava com uma puta preguiça de ir até o ijsman. Depois fomor num supermercado e a Karlien comprou umas bolas de chocolate e na hora de pagar, no caixa tinha um cara igualzinho a Maria Bethânia, só que loiro, de olhos azuis e muito branco. E ele falava devagar. Foi engraçado :D Depois do supermercado nós fomos ver onde a Karlien vai pras reuniões dos Escoteiros que ela tem e depoir voltamos pra casa. Jantamos, mostrei minhas fotos pra Lynda (mãe da Karlien) e já tava na hora de ir embora :(( peguei o trem de volta, cheguei em casa e desmaiei. Só acordei agora pouco, 12:30 :DDD
Esse foi meu dia de ontem. Hoje quando acordei, meus livros da escola já tavam na mesa da sala. Menos o de Alemão, mas já tá encomendado. As aulas começam amanhã e tomara que a minha turma seja como o moço da escola disse. Ele disse que a turma tem uma cabeça muito aberta e que todos vão querer falar comigo e me ajudar no que eu precisar.
No mais, tot straks.
sábado, 28 de agosto de 2010
Bélgica, eerste dagen
Bom, pra quem não sabe: cheguei na Bélgica dia 20, tive um acampamento muuuuuutcho legal até dia 24 cheio de tailandeses, brasileiros e turcos. Cheguei em casa dia 24, de Kortrijk. Já escrevi um monte anteontem mas deu erro o computador e to com preguiça de escrever de novo. Então, vou falar de ontem e hoje.
Ontem eu, o Frederic e o Milan fomos pra Roeselare pra comprar um Buzzy Pass pra mim (é algo do gênero: cartaum criente de uma linha de trem muito famosa por aqui, a De Lijn) pra eu ir pra Roeselare for free pra minhas aulas de holandês mas ainda tenho certas dúvidas se esse passe serve, também, pra qualquer lugar da Bélgica. Descubro depois. Voltamos pra casa. Nós, as crianças (siiiiiiiiiim, sou uma delas por aqui :DDDD) comemos pizza assistindo Kids Next Door. Fui dormir cedo, como todos os dias. Mas ontem fui mais tarde, às 9 (que é a hora que começa a escurecer). Nos outros dias eu tava indo umas 7h40/8h. Hoje, acordei: 'goeimorgen matheus! i'm going to the grocery shopping. want to come with me?' aí eu: beleza, vamos. Só escovei os dentes e fui. No supermercado, MAAAAAAAAAAANO, tem uma cerveja por CINQÜENTA CENTAVOS (de euro, mas não muda muito) Eu fiquei muuuuuuuuuuuito de face! Welkom in België. Voltamos pra casa, tomei café e assim que eu terminei: almoço. Mas aqui é impossível ficar tochado de comida porque as refeições são bem leves. Tipo um sandubex com tomate, queijo e salame italiano. Aliás, é a coisa mais gostosa que eu já comi! Sério, é muito bom! Então, à tarde fomos nos jogos de volleyball do Dante, foi legal lá. As crianças conversavam comigo como se eu fosse um dele. Vou voltar pro Brasil bem maduro (saí do Brasil pra aprender com outro professor, sem ser o que a gente tem na sala. 2ºML sabe do que eu to falando) e aí a Barbele virou pra mim e falou: Tem alguém que eu quero que você conheça. E ela me aprensenta prum tio que fez intercâmbio pros EUA loooooong time ago e um dos filhos dele foi pra Turquia (agora ele tá nos EUA) e o outro pro Paraguai. O nome dele é Wouter, eu o conheci hoje. Ele é bem legal, conversamos em Espanhol. Ele pegou meu número e eu o dele e depois ele vai me ligar pra marcar de sair, dele me mostrar a cidade e tudo. Bem bacana. Aí depois que saímos do jogo, fomos pra escola do Dante e Milan. A escola é de Maternal e Ensino Fundamental. Lá tinha uma festinha. As crianças bebendo suco de laranja (tava escrito que as laranjas eram do Brasil e Cuba) e os pais (e eu) tomando pintje (cerveja, Jupiler) eu fiquei de face com isso! Às vezes me esqueço que to no país dos 2002 tipos de cerveja. Mas, então. Acabei de jantar (macarrão muuuuuuito bom, mas o próximo sou eu que vou fazer :D)
São 8 da noite e tá começando a escurecer (mais cedo hoje). E atualizarei as fotos assim que achar minha câmera. Vou pra Tienen na segunda, passar o dia lá com a Karlien. Después regreso a Tielt :D
Tot straks
Ontem eu, o Frederic e o Milan fomos pra Roeselare pra comprar um Buzzy Pass pra mim (é algo do gênero: cartaum criente de uma linha de trem muito famosa por aqui, a De Lijn) pra eu ir pra Roeselare for free pra minhas aulas de holandês mas ainda tenho certas dúvidas se esse passe serve, também, pra qualquer lugar da Bélgica. Descubro depois. Voltamos pra casa. Nós, as crianças (siiiiiiiiiim, sou uma delas por aqui :DDDD) comemos pizza assistindo Kids Next Door. Fui dormir cedo, como todos os dias. Mas ontem fui mais tarde, às 9 (que é a hora que começa a escurecer). Nos outros dias eu tava indo umas 7h40/8h. Hoje, acordei: 'goeimorgen matheus! i'm going to the grocery shopping. want to come with me?' aí eu: beleza, vamos. Só escovei os dentes e fui. No supermercado, MAAAAAAAAAAANO, tem uma cerveja por CINQÜENTA CENTAVOS (de euro, mas não muda muito) Eu fiquei muuuuuuuuuuuito de face! Welkom in België. Voltamos pra casa, tomei café e assim que eu terminei: almoço. Mas aqui é impossível ficar tochado de comida porque as refeições são bem leves. Tipo um sandubex com tomate, queijo e salame italiano. Aliás, é a coisa mais gostosa que eu já comi! Sério, é muito bom! Então, à tarde fomos nos jogos de volleyball do Dante, foi legal lá. As crianças conversavam comigo como se eu fosse um dele. Vou voltar pro Brasil bem maduro (saí do Brasil pra aprender com outro professor, sem ser o que a gente tem na sala. 2ºML sabe do que eu to falando) e aí a Barbele virou pra mim e falou: Tem alguém que eu quero que você conheça. E ela me aprensenta prum tio que fez intercâmbio pros EUA loooooong time ago e um dos filhos dele foi pra Turquia (agora ele tá nos EUA) e o outro pro Paraguai. O nome dele é Wouter, eu o conheci hoje. Ele é bem legal, conversamos em Espanhol. Ele pegou meu número e eu o dele e depois ele vai me ligar pra marcar de sair, dele me mostrar a cidade e tudo. Bem bacana. Aí depois que saímos do jogo, fomos pra escola do Dante e Milan. A escola é de Maternal e Ensino Fundamental. Lá tinha uma festinha. As crianças bebendo suco de laranja (tava escrito que as laranjas eram do Brasil e Cuba) e os pais (e eu) tomando pintje (cerveja, Jupiler) eu fiquei de face com isso! Às vezes me esqueço que to no país dos 2002 tipos de cerveja. Mas, então. Acabei de jantar (macarrão muuuuuuito bom, mas o próximo sou eu que vou fazer :D)
São 8 da noite e tá começando a escurecer (mais cedo hoje). E atualizarei as fotos assim que achar minha câmera. Vou pra Tienen na segunda, passar o dia lá com a Karlien. Después regreso a Tielt :D
Tot straks
domingo, 8 de agosto de 2010
Farewell
Ontem eu tinha combinado de sair com o Sr. Bigodes (na id dele tá escrito Cícero, mas foi por puro engano) de tarde e aí quando fosse de noite, a gente ia lá pra casa e de lá a gente ia pra Ouro Preto. Acontece que a gente tinha combinado de chegar em casa umas 19:30 mas chegamos umas 18:20 e quando eu olho do portão pra garagem, tá a Juliana e a Rayara colocando uma bandeira enorme do Brasil e aí eu fiquei olhando pra garegem pra ver o que tava acontecendo. Do nada a Juliana olha pro portão (enxergando beeeeeeeem o quanto ela enxerga) e falou: chegou alguém! pera, é o Matheus! E era eu mêss. Aí aparece minha mãe no portão: Cícero, vocês chegaram mais ceeeeeeeeedo! Ok, Sr. Bigodes é médio bom ator. Mas de buenas. Entrei em casa e tava TODO MUNDO lá! Letíssima (nunca achei que ela viesse), Gabriela (PA, PG, paÿnhu, dor de cabeça também veio!) Sandy, Bia, Dornelas, até a Princesa Cleópatra veio! Guilherme, Cícero, Thiago, Juliana e Rayara. Desculpa se eu esqueci de alguém. Mas aí cheguei, encontrei todo mundo, abracei, conversei, bebi, dancei funk (fotos reveladoras estão soltas aí hohohoh) aí chegou a hora: ver o vídeo que a Ju e a Lay fizeram pra mim. Juro que tentei, mas não consegui não chorar. Ainda mais depois que começou a tocar You're My Best Friend, Queen. Chorei que nem uma vadia mal paga no cio. Mesmo. Abracei as duas e chorei como se fosse pra sempre. Falei pra elas pararem de chorar pra não estragar a maquilaggi haha. Alguns foram embora meia noite e depois disso a gente começou a ouvir house (mas a Bárbara insistiu em ouvir funk pentada violenta hahahaha) e aí a gente fez mais amarula e mais batidón.
Eu não esperava nada disso! Muito obrigado vocês, AMIGOS. Vocês significam muito pra mim. Eu jamais vou esquecer vocês. Vocês moram no meu coração, de verdade!
Eu não esperava nada disso! Muito obrigado vocês, AMIGOS. Vocês significam muito pra mim. Eu jamais vou esquecer vocês. Vocês moram no meu coração, de verdade!
quarta-feira, 4 de agosto de 2010
Preparativos
Hoje fiz minha mala para conferir se minhas roupas cabem ou não. Acreditem se quiser: couberam! E a outra mala - a pequena - eu esvaziei um pouco para eu colocar as coisas que eu receber da Embratur. A moça disse que me manda amanhã, espero que chegue em no máximo uma semana.
Por falar em semana, esse final de semana tá programado já: sexta vou pra BH com a minha mãe e minha irmã porquê elas têms o show da Fiuka pra ir enquanto eu saio com a minha tia. Sábado volto pra OB e pela noite nós quatro vamos à Ouro Preto, tomar caipirinha por lá hihi. E domingo... hmm domingo. Não sei. E durante a semana eu vou à escola na quinta de tarde para ver todo mundo pela última vez - até que eu volte!- e vou descer pro Icbeu com a Gabriela pra eu ir ver o pessoal lá, na minha última quinta no Brasil. E no outro final de semana não tenho nada planejado - ainda - mas tenho certeza que also aparecerá!
E, ah! Hoje já é dia 3 de Agosto! Faltam 15 dias pro Rio, 16 pro dia da viagem e 17 pra chegar na Bélgica. (21, eu acho, se minha matemática não está morta, para eu chegar na casa da minha família hospedeira.) Duas semanas faltando. Nunca pensei que fosse chegar tão perto assim! Sempre sonhei em estar lá, viver lá. Mas não me recordo de ter sonhado nessa aflição de faltar duas semanas.
Agora vou dormir porque já to com sono e amanhã quero acordar cedo para fazer nada e, talvez, vez um pouco de Tom & Jerry. Slaapzacht iedereen!
Por falar em semana, esse final de semana tá programado já: sexta vou pra BH com a minha mãe e minha irmã porquê elas têms o show da Fiuka pra ir enquanto eu saio com a minha tia. Sábado volto pra OB e pela noite nós quatro vamos à Ouro Preto, tomar caipirinha por lá hihi. E domingo... hmm domingo. Não sei. E durante a semana eu vou à escola na quinta de tarde para ver todo mundo pela última vez - até que eu volte!- e vou descer pro Icbeu com a Gabriela pra eu ir ver o pessoal lá, na minha última quinta no Brasil. E no outro final de semana não tenho nada planejado - ainda - mas tenho certeza que also aparecerá!
E, ah! Hoje já é dia 3 de Agosto! Faltam 15 dias pro Rio, 16 pro dia da viagem e 17 pra chegar na Bélgica. (21, eu acho, se minha matemática não está morta, para eu chegar na casa da minha família hospedeira.) Duas semanas faltando. Nunca pensei que fosse chegar tão perto assim! Sempre sonhei em estar lá, viver lá. Mas não me recordo de ter sonhado nessa aflição de faltar duas semanas.
Agora vou dormir porque já to com sono e amanhã quero acordar cedo para fazer nada e, talvez, vez um pouco de Tom & Jerry. Slaapzacht iedereen!
quinta-feira, 8 de julho de 2010
het braziliaans wintervakantie
sim, férias de inverno! haha soa tão americano, mas é verdade. wintervakantie voor mij, até dia primeiro de setembro, quando começam minhas aulas na Bélgica em uma escola unknown :D
41 eenenveertig
41 eenenveertig
segunda-feira, 28 de junho de 2010
meer informatie
então, na sexta de noite eu mandei um e-mail pro AFS Rio pedindo mais informações sobre a minha família porque no documento que eles me mandaram só tinham umas poucas informações básicas. e hoje responderam meu e-mail com o application completo deles. algumas informações a mais: descobri que o Frederic é fotógrafo; que eu vou ter um quarto só pra mim (o que eu tava de vergonha de perguntar pra eles xD); e descobri DE NOVO que a minha casa é mutcho bonitinha!; e que nem na hora do application eles tinha ideia de onde o afs ia me botar pra estudar hahaha
terça-feira, 22 de junho de 2010
Tielt e Brugge
Pelo título, percebe-se que eu tenho nada pra postar. Então vou falar um pouco sobre turismo (e afins) no meu estado. West-Vlaanderen (ou Flanders Ocidental).
Comecemos por Tielt, minha cidade.Tielt tem quatro cidades-gêmeas espalhadas pela Europa. Groß-Gerau, na Alemanha; Bruneck, na Itália; Brignoles (o que me lembra muito BIGODE), na França; e Szamotuły na Polônia. Mas, voltando para Tielt propriamente dita.
Primeiro, onde fica Tielt?
Temos essa igreja bonitinha, De Halletoren, que me parece que é ponto turístico de Tielt.
Também tem o mercado de Tielt.
A Igreja de São Paulo, De Sint-Pieterskerk.
E a Igreja de Nossa Senhora, De Onze-Lieve-Vrouwekerk.
E sobre meu estado (em especial Brugge, a capital), a localização geográfica e a bandeira:

Sobre Brugge: Brugge é chamada de "Veneza do Norte", por causa de seus inúmeros canais que a cercam ou a atravessam, mas também a ligam principalmente com a cidade de Ghent.
E eis uma foto de um desses canais:
Esse é o Rozenhoedkaai.
Acho que tá bom de fotos por enquanto. Em 58 dias poderei colocar fotos que eu mesmo tirei :)
Comecemos por Tielt, minha cidade.Tielt tem quatro cidades-gêmeas espalhadas pela Europa. Groß-Gerau, na Alemanha; Bruneck, na Itália; Brignoles (o que me lembra muito BIGODE), na França; e Szamotuły na Polônia. Mas, voltando para Tielt propriamente dita.
Primeiro, onde fica Tielt?
Temos essa igreja bonitinha, De Halletoren, que me parece que é ponto turístico de Tielt.
Também tem o mercado de Tielt.
A Igreja de São Paulo, De Sint-Pieterskerk.
E a Igreja de Nossa Senhora, De Onze-Lieve-Vrouwekerk.
E sobre meu estado (em especial Brugge, a capital), a localização geográfica e a bandeira:

Sobre Brugge: Brugge é chamada de "Veneza do Norte", por causa de seus inúmeros canais que a cercam ou a atravessam, mas também a ligam principalmente com a cidade de Ghent.
E eis uma foto de um desses canais:
Esse é o Rozenhoedkaai.
Acho que tá bom de fotos por enquanto. Em 58 dias poderei colocar fotos que eu mesmo tirei :)
segunda-feira, 14 de junho de 2010
Primeiro post
Semana passada eu recebi minha família. Eu tava saindo da escola ainda quando me irmã me liga: Matheus, vem pra casa logo porque sua família chegou! Aí eu fiquei pulando sozinho falando no telefone. Quando eu cheguei em casa, vi o application deles que o AFS tinha me mandando. Não dizia muita coisa, só que meu pai se chama Frederic, minha mãe Barbele, meus irmãos Dante e Milan (6 e 8 anos, são os da foto) e que eles têm abelhas, gansos, galinhas e galos como animais de estimação. Oi. Mas aí no mesmo dia eu procurei meus pais no Facebook e achei. Eles me aceitaram no mesmo dia, mas só no dia seguinte eu consegui conversar com eles. Primeiro com a Barbele, ela me contando um pouco de Tielt, West-Vlaanderen (minha cidade que fica na parte com o sotaque mais forte e difícil, segundo TODO mundo!) e depois eu falei com o Frederic e ele me falou que lá em casa eles dormem cedo e acordam cedo. Oi. E aí, dois dias depois, o Dante (meu irmãozinho) me adiciona no Facebook também. Aceitei ele e vi que ele tava on, mas antes de eu ir conversar com ele, ele veio e falou comigo: Hallo! Daí eu respondi: Hallo Dante, hoe gaat het met jouw? (tudo bem com você?) e aí a conversa foi. Toda em Holandês. Ois. Mas o Google Translator ajudou, muito.
Foi que, então, ontem (Domingo) eu fui conversar com a familie pela primeira vez no skype. Meus pais falam inglês. Ok. Mas as crianças não. E eu perguntava umas coisas pra elas tipo: wilt je de trampoline? (você gosta da cama-elástica? sim, eu tenho uma cama-elástica e uma piscina no quintal de casa :D) e aí ele respondia. Só que ele não parava de falar e eu entendi bosta nenhuma. Acho que esse vai ser meu desafio com as crianças, me entender com elas. O Milan pegou um carrinho de Lego e começou a me mostrar e a falar dele e aí eu: Hmm ja! Dit is mooi :) Wilt je de autos? Hahaha treta da quebrada. E aí eu falei pro Frederic que aqui tava fazendo 7ºC e aí ele virou pra mim e disse: you better get used to it!
Pros que se pergunta, Tielt fica a 130km de Tienen e a 100 de Leuven (as cidades da Karlien). E também a 30km de Oostende, Ghent e Brugge. Por enquanto, é isso que eu sei. Depois posto mais. Nachtzoenen voor alles en slaapzacht!
Assinar:
Comentários (Atom)





